Google

Acerca de mim

A minha foto
Brandoa, Amadora, Portugal
Blogs dedicados à paixão pela mecanica auto e sobretudo à reconstrução e restauro a par e passo de viaturas Land Rover.

O REFORMADO DA GNR

Após alguns anos ao serviço da GNR, este Land Rover Series3 88" Regular, foi passando de mão em mão até ser adquirido por um amigo, que depois de o ter desmontado, acabou por mo vender em 2007. Passados 3 anos, e muitas horas de trabalho, (nas quais colaboraram muitos amigos) ficou pronto e tento neste blog reportar todo esse trabalho.
Entretanto, começou uma nova aventura, O REFORMADO DOS BOMBEIROS, que pode ser acompanhada em http://vaitemborazar2.blogspot.com

domingo, 25 de maio de 2008

Inicio de limpeza da carroçaria

Isto vai avançando a bom ritmo. Com alguns pequenos contratempos pelo meio, mas está a correr bastante bem. Como ainda não fui meter a cabeça do motor no torneiro para rectificar, rodar valvulas e testar, aproveitámos o tempo para montar a distribuição e começar a montar peças satélites do motor. Terminada esta missão, iniciámos (o Filipe) a limpeza da carroçaria com decapante.


Ainda vai ter que levar mais uma passagem com o produto milagroso, mas já não falta tudo

Raspa, raspa, raspa

Escorre

Começa a ferver e a tinta sai imediatamente

Òlha aqui a tinta a levantar

Tampa da distribuição montada

Bomba injectora, bomba de gasóleo, motor de arranque e vareta do nível de óleo

Aperto dos parafusos da tampa de distribuição
Agradecimentos:
Ao decapante e a quem o inventou e ao Compadre Filipe (atenção que è COMPADRE e não CONFRADE)

terça-feira, 20 de maio de 2008

Motor no chassis

Finalmente o Motor está montado no seu sitio. O jogo de segmentos, chegou ás 18:10, depois de já ter combinado a devolução da grua ao Ideias que iria precisar dela. Com um telefonema resolvemos que adiariamos a entrega por um dia e eu assim tinha algum tempo ainda para a usar sem ter que voltar a traze-la. A coisa não correu lá muito bem, fiquei sem jantar para despachar a montagem que incluiu segmentos e capas de bielas novas. O cansaço, a ansiedade e a preocupação com o barulho também não ajudaram nada. Apesar de saber que o disco de embraiagem tem mesmo que estar alinhado, "à unha" a coisa nunca resulta lá muito bem. Tentámos uma vez, duas, três até que decidimos tirar o motor e verificar o alinhamento que realmente estava um bocadinho fora do lugar. Voltámos a tentar alinhar "á unha" e uma vez mais não resultou. Até que decidimos que seria melhor sacar a caixa de velocidades para fazer a montagem do conjunto no chassis. Lá saiu a caixa, desapertamos uma vez mais a prensa de embraiagem do volante do motor, e com um bocado de madeira alinhámos o disco o que resultou e a união foi perfeita e o conjunto já dormiu a noite passada em cima do chassis.

Depois de uma trabalheira enorme já está à espera da cabeça para fechar o motor

A união

A 1º tentativa

Aperto das bielas

Pistões montados

Montagem dos pistões no bloco
Òleo, usem sempre muito òleo

Abusem mesmo do òleo

O magnìfico alicate de segmentos do André. Tornou esta tarefa muito mais rápida e evitou riscos nos pistões.
Agradecimentos:
Ao André
Ao Alexandre Ideias
Ao Xôr Eduardo pelas fotos, ajuda, paciência e compreensão em relação ao meu mau feitio.
Ao Compadre Filipe desta vez não agradeço, porque não ajudou, ficou a festejar o 2º Aniv. do Guilherme, o filho da mulher dele! Parabéns Gui!
Até breve

quinta-feira, 15 de maio de 2008

volante do motor

Volante do motor já montado e apertado "by the book" a 9 kgfm graças uma vez mais aos ANDREIAS por me terem emprestado a bela da chavinha dinamómetro!!! o filtro de oleo também já está montado. NUNCA MAIS CHEGAM A PORRA DOS SEGMENTOS!!!!!!


Até breve!

domingo, 11 de maio de 2008

Já se parece com um motor!

Depois das escorridelas da pintura do motor, durante a semana ainda consegui meter a cambota (aperto a 13.8 kgf.m) e o retentor traseiro. Entretanto hoje, começámos a pintar algumas peças satélite. Definitivamente não me dou bem a pintar com EPOXY :(.
Ainda tempo para colocar o volante do motor.

Eis o Motor novo á espera de saltar para cima dos apoios no chassis. A cabeça está ainda por pintar porque vai ter que fazer uma visitinha à oficina de tornearia mecanica.

Este vai parar à "mini sucatinha" :(

Tampa da Arvore de Cames pintadinha

Pecinhas prontas para pintar

Xor Pedro Caldeira e Alberto "Aka" Mestre Orientador (obrigado pela visita e pelos presentes, já estão a ser utéis ;)

Ele decapa, ele isola, ele cola malmequeres... é um verdadeiro multifacetado este compadre!

A caminho da decapagem

Filtro de oleo em grande plano
Agradecimentos:
Aos ANDREIAS (Oficina do André e do Ideias) pelo empréstimo da chave dinamómetro.
Ao Xor Alberto pelos presentes e por nos aturar há já tanto tempo!
Ao Xor Pedro, por montar as prateleiras.
Ao compadre Filipe por ter proporcionado a gargalhada ao chegar hoje de Opel Astra Van com um magnifico malmequer colado! (Gostas pouco, gostas! Ainda te hei de ver com um malmequerito bordado no fato-macaco... PANASCA!)
Até breve!

sábado, 3 de maio de 2008

Veios - Motor

Esta semana foi dura, começou mal com a notícia da prematura morte do amigo Vasco Lima "Xanoc", grande pessoa, grande aficionado do Todo-o-Terreno, grande aficionado de Land Rover's, e um exímio condutor de Series. Ninguem se esquece que ele com o seu Series, seguia qualquer carro por qualquer pista por mais dificil que fosse. Que descanses em paz Vasco.

Depois desta triste notícia, foi uma semana praticamente passada é procura de um "novo" motor, uma vez que um transplante era realmente necessário, (porque o que vinha com o Land estava demasiado mau, tão mau que ainda nao acredito que tenha vindo a andar desde Stº. Tirso até Lisboa. São umas grandes máquinas estes velhinhos), eis que encontro um motor em bom estado na MotorMáquina a um preço acessível e justo. Desmontámos para comprovar o estado e para o pintar com o famoso "Duck Egg Blue".


Já pintadinho, a secar para a semana, vamos ter muito que fazer :D

Acabado de pintar ainda com algumas peças isoladas

Pronto para a pintura, acabei por montar a arvore de cames para que o parafusos das bases das guias de valvula ficassem tambem pintados

Aspecto da parte de trás do bloco isolada

Depois de uma granda poeirada por causa da catrabucha para limpar o motor, descobri as maravilhas do decapante

Praticamente desmontado

Veio de transmissão traseiro

Polie de travão de mão

Calços de travão de mão

veio de transmissão dianteiro
Agradecimentos:
Ao Sr. Chico da MM e ao Morais pelo empenho na procura do Motor.
Ao Filipe pela sugestão e pela aplicação do decapante.
Até breve