Google

Acerca de mim

A minha foto
Brandoa, Amadora, Portugal
Blogs dedicados à paixão pela mecanica auto e sobretudo à reconstrução e restauro a par e passo de viaturas Land Rover.

O REFORMADO DA GNR

Após alguns anos ao serviço da GNR, este Land Rover Series3 88" Regular, foi passando de mão em mão até ser adquirido por um amigo, que depois de o ter desmontado, acabou por mo vender em 2007. Passados 3 anos, e muitas horas de trabalho, (nas quais colaboraram muitos amigos) ficou pronto e tento neste blog reportar todo esse trabalho.
Entretanto, começou uma nova aventura, O REFORMADO DOS BOMBEIROS, que pode ser acompanhada em http://vaitemborazar2.blogspot.com

domingo, 28 de dezembro de 2008

Ultimo post de 2008

Com muita pena minha, e apesar de ter previsto a conclusão desta montagem até ao final de 2008, este não é um post final.
A pintura da caixa atrasou-se bastante, por excesso de trabalho na oficina de pintura (o que por um lado é bom), e o dinheirinho não estica. Ainda falta comprar demasiadas coisas, para conseguir acabar o trabalho da maneira a que me propus. Portanto, decidi que eu e o Compadre Filipe ainda vamos ter bastante divertimento até lá para o meio do ano que se avizinha :D (que remédio!!!).  
Este Sábado, foi dedicado a colocar mais umas peças na frente do Séries, e a limpar o estaminé, que já precisava. O Bidu apareceu por lá para ajustar contas com o Filipe que deixou um fio do alternador desapertado, o que fez com que a bateria do Discovery do Vox não carregasse e obrigava a uns "encostos" para que o Bidu pudesse levar o Dono a passear!
Só depois de tirar as fotos da praxe, é que me apercebi que o Séries do ângulo em que saquei as fotos parece que está pronto para sair à rua.


Dá vontade de o meter na rua e dar umas voltinhas

Assim de repente, falta já muito pouca coisa para dar o Séries por acabado, uns piscas, uns minímos e a chapa de matrícula!

Para que conste:
- Eu preferia uma gaja boa a fazer poses na frente do Séries!

Bom ano de 2009 para todos!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O meu telefone é melhor do que o do Filipe!

O telefone do Filipe é mesmo muito mau como máquina fotográfica!
(depois disto, nunca mais tira fotos quando o meu ficar sem bateria)
Por acaso, em conversa com um Amigo que me perguntou porque é que eu não tinha novidades no blog, comentei lhe que me faltavam os rebites redondos para fixar a calha transversal à caixa de carga, ao que ele me respondeu que tinha por lá alguns e que mos dava :D.
Graças a ele, já tenho a caixa prontinha a levar para o pintor. Obrigado!

Rebites "cegos", para fixar todos os galvanizados à caixa de carga

Aqui já não faltavam muitos, isto de colocar os rebites a alicate tem que se lhe diga!

Já se conseguem ver os rebites redondos todos na sua posição final

Na parte interior da carroçaria, ficam esmagados

e na parte exterior, ficam redondinhos!
Obrigado à Metalurgica da Silveira por me ter feito a ferramenta convexa para os rebites.
Obrigado ao Amigo que me ofereceu os rebites
Obrigado ao Filipe por ter tirado estas bonitas fotos com o seu espectacular telefone (dar graxa ao càgado...)

domingo, 7 de dezembro de 2008

Novidades

Depois de algum tempo sem actualizar o blog S3 88", trago algumas novidades.
A 1ª, é que consegui arranjar uma cx de carga impecável, ainda com a pintura de origem e com poucos danos. 
A 2ª,  a carroçaria já tem uns avanços, com os guarda lamas da frente montados, e o capôt completamente operacional.
E a 3ª, é que tenho a cx já pronta para pintar, as fotos serão colocadas assim que o compadre Filipe se digne a envia-las por e-mail.
Segue a foto reportagem:


A cx de carga "nova" já totalmente "despida"

Caixa de carga recém chegada

Frente quase composta

Brilha pa caraças :D

A colocação da grelha foi só para ver o contraste

Montagem do 1º guarda lamas (o direito)

lá para a próxima 3ª feira (09/12/2008) espero publicar as fotos que sacámos este fim de semana

até lá



terça-feira, 4 de novembro de 2008

Visitas

Foi um fim de semana cheio de visitas.
Apareceu o João Bonacho com os filhotes Guilherme e Gonçalo de Máquina fotográfica em punho. Parece me que gostaram do que viram :D. Logo a seguir, aparece o amigo Bidu com o Amigo André. Aproveitando a mão de obra destes dois, virámos o Séries com o escape para a porta com esperança que a tal camara de video digital apareça por lá para por o carro a trabalhar por alguns minutos.
Ainda deu para montar as rótulas de direcção e apertar uns parafusos que estavam apenas apontados.



Estes nunca mais lá aparecem :D

Força pessoal

Guarda-lamas prontos a montar

A estufa

Recém pintados

Ficaram um espectáculo

Acabamentos do xor pintor

Barras de direcção montadas falta o amortecedor de direcção, aceitam se ofertas :D

barra da cx ao relay

Rotula com a massinha cobreada

Aperto da rótula

Caixa de carga... para a sucata :( aguarda dador de orgão
Obrigado ao Filipe sempre prestável e companheiro
Obrigado aos membros masculinos da família Bonacho pela visita
Obrigado ao Bidu e ao André pela visita e pelas cervejolas :D
Para a semana começo a colocar os guarda-lamas
Até lá

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Pára-brisas :D

O trabalho deste sábado consistiu em montar algumas das peças galvanizadas. Apesar de já estar tudo o que havia para galvanizar pronto, não podemos rebitá-las enquanto as peças onde encaixam não estiverem pintadas. O pára-brisas ficou pronto com os vidrinhos colados e presos ás respectivas calhas, resta apenas colocar o espelho retrovisor.

À primeira vista, eu diria que é um LAND ROVER

Está brilhante, o zinco da galvanização ainda tem que oxidar.

O Filipe a limpar vidros tem futuro! Ele e o sprayzinho fazem uma boa equipa!

Sim Filipe, servem para puxar o teu Discovery quando estiveres atolado até ao chassis :P

Entretanto, passei pelo pintor para saber qual era a real evolução da pintura das peças da frente e a coisa parece estar a avançar. Protagonistas da foto, capot e guarda lamas esquerdo!

Guarda lamas esquerdo em grande plano. Pois, tem um bocadinho de fibra a mais :(

Até breve!

A galvanização

Extraí o seguinte texto do catálogo impresso da GALME, que foi a empresa que tratou da galvanização do material do Séries. Como me pareceu realmente uma explicação simples mas bastante esclarecedora de todo este processo, achei que seria útil transcrevê-la para o blog uma vez que tem bastante a ver com o contexto do mesmo.
Aqui vai:

“O que é a galvanização a quente?

Desde que em 1742 o químico francês Melovin obteve sucesso no revestimento do ferro, por imersão num banho de zinco em fusão, o recurso à galvanização a quente não tem parado de crescer. Na realidade, em 1850 a indústria Britânica utilizou 10.000 toneladas de zinco na protecção anticorrosiva do aço, enquanto que, em 1981, a nível mundial, utilizaram-se 2.000.000 de toneladas de zinco para o mesmo efeito. Este enorme crescimento da galvanização a quente, deve-se à simplicidade e baixo custo do processo e às características excepcionais antícorrosivas dos revestimentos de zinco.

Fundamentalmente, existem duas formas para proteger o aço da corrosão:
- Por revestimento
- Por acção catódica
A protecção por revestimento, apenas coloca uma barreira entre o aço e o meio ambiente. Um exemplo típico, é a utilização de uma camada de tinta, que uma vez perfurada, expõem imediatamente o aço á corrosão.
A protecção catódica utiliza anodos sacrificiais constituidos por metais menos nobres que o aço, que acabam por corroer-se, protegendo assim o aço. Como anodo, é o zinco que sofre a corrosão deixando o aço intacto. É esta acção que é conhecida como protecção galvânica.
Um dos grandes benefícios da galvanização a quente é que oferece no mesmo tratamento de superfície protecção de revestimento e catódica. Devido à naturezado processo de galvanização a quente, uma superfície galvanizada apresenta muitos outros benefícios inexistentes em outros tratamentos de superfície.

São alguns exemplos:
- A aderência do zinco ao aço é extremamente forte;
- A camada vai a todas as partes da peça uma vez que esta é imersa no banho de zinco liquído;
- A integridade do tratamento, uma vez que o zinco apenas se liga a superfícies limpas;
- Resistência abrasiva e dureza;
- A durabilidade da protecção;
- uniformidade da camada de zinco ao longo de toda a peça;
- o Reduzido custo.

A reacção de galvanização ocorre quando o aço (préviamente limpo, sem resíduos de ferrugem. òleos, tintas e outras sujidades) entra em contacto com o zinco em fusão (450º) verificando-se uma reacção entre ambos os metais, originando a formação da liga ferro-zinco.
O revestimento è constituído por diferentes camadas ferro-zinco, com diminuição progressiva em ferro, no sentido da superfície. Quando o material é retirado do banho de zinco, fica depositada uma camada de zinco puro na superfície exterior do revestimento.
A espessura do revestimento e a aparência da sua superfície são determinados pelo modo como a reacção tem lugar e como a camada exterior de zinco solidifica.
A sequência da reacção varia relativa e absolutamente com um grande número de parâmetros diferentes. Destes, a composição aço é de grande importância, mas as condições da superfície das peças o processo utilizado na sua fabricação, a composição e a temperatura do banho de zinco e o tempo de imersão, também influenciam a sequência da reacção em graus diferentes.

O processo
A reacção de galvanização ocorre apenas em superfícies limpas, originando uma reacão metalúrgica entre o aço e o zinco, sendo por isso fundamental, que as peças a galvanizar estejam desoxidadas e livres de resíduos de tinta, óleos e outras sujidades. A preparação das superfícies do material, compreende uma fase de desengorduramento alcalino, lavagem, decapagem ácida, lavagem, fluxagem e secagem. Saliente-se que, tinta, òleo, massa consistentes e óxidos de soldadura, não são removidos nesta fase de preparação das superfícies, pelo que devem de ser eliminados antes do material ser enviado para a GALME”.

Contacto:
GALME, Galvanização e Metalização, Lda.
Fábrica e escritório:
Lugar da Torre
2580-512 Carregado
Tel.: 263 850 130
Fax: 263 854 547

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ena!!!!

Pensava eu que só estariam prontas para 6ª feira, e não é que menos de 24 horas depois de ter deixado as peças na galvanização, me ligaram para eu as ir levantar que estavam prontas!
check it out:


Ao sol, para ver se oxidam ou não :P

Embaladinhas e empaletadas, espectáculo!

Até breve

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Mais uma vez...

... me arrependo de não ter tirado fotos ás peças antes de as mandar decapar. Menos mal que me lembrei de o fazer depois de as ter ido buscar á decapagem por jacto de areia antes de as entregar na galvanização. Quem sabe se no Próximo sábado já tenho fotos das peças galvanizadas e prontas a montar. Entretanto continuo á espera que o Pintor me entregue a frente do Séries e receber umas coisinhas da Paddock.



Até Breve

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A pedido de várias famílias...

Cá vão as últimas fotos...
Como referi anteriormente, o tempo não tem abundado.
A instalação eléctrica já foi instalada (bem ditos euros, devem de ter sido os melhor empregues em todo o projecto) e o motor já funcionou. Como a cultura popular apregoa, quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita, portanto, desisti do depósito original e comprei um novo. O velhinho parecia um coador de gasóleo. A ideia da limpeza a jacto de areia e metalização era boa mas deixou furos por todo o depósito, enfim...
Entretanto, na 2ª feira passada fui deixar no pintor uma catrafada de coisas (capôt, guarda lamas, chapas do chão e chapinhas pequenas) para reparar e pintar. Está para breve a conclusão da frente. Não me esqueci do video com o som do motor a ronronar, tenho que arranjar uma camara com o minímo de qualidade.

Compadre Filipe nos apertos do depósito novo

A apertar o tubo de gasóleo

Manómetros

Fios aos molhos

Tenho que mandar cromar o centro do volante
Até breve!

sábado, 27 de setembro de 2008

As 2 semanas, já lá vão :(

e transformaram se em 2 meses :( mudou se a empresa de instalações e além de ter estado bastante ocupado nestes ultimos tempos, não tenho net ainda no escritório :( fazer download de fotos neste portátil é uma imensidão de tempo. Espero brevemente conseguir inserir o video do motor a trabalhar.
Até lá.

Abraço
Miguel

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Não está parado!

Olá!
Há avanços na reconstrução do Series embora não tenha fotos nem videos actualizados posso adiantar que está para breve a inserção do video com o Séries a roncar. Deu uma granda trabalheira e tive mesmo que pedir a um mecanico especialista em Land Rover que viesse colocar o motor a ponto. Estava completamente descomandado mas agora pega à primeira e tem um som fabuloso :D
Espero nos proximos tempos ter um tempinho para conseguir publicar mais alguma coisa, se bem que as próximas 2 semanas vão ser complicadas.
Até breve

terça-feira, 15 de julho de 2008

Está para breve (espero eu)

Ainda pensei que conseguisse meter o Série a roncar este sábado. Já chegou o escape novo ( os senhores da Paddock trocaram uma peça e tivémos que usar uma original, mas safou se) e montámos antes de dar á chave para que o som do motor não incomodasse muito os vizinhos. Não estava a chegar gasóleo aos injectores, possívelmente por ter um tubo de retorno com uma fuga, não sei. Entretanto começou a sair gasoleo de todos os injectores depois de ter tapado essa fuga ... e de ter fechado o descompressor. Eu bem digo que duas cabeças pensam melhor do que uma, obrigado Luis Miguel ;)
O Amigo Sandro também deu uma mão na montagem do canhão de ignição e das ligações ao motor de arranque. Obrigado!
Pode ser dentro em breve seja só rodar a chave, aquecer as velas, e dar ao motor de arranque para que o motor comece a trabalhar.

Saída do colector de escape

Ponteira de escape

Panela de escape

Até breve


quarta-feira, 9 de julho de 2008

Não tarda nada ....

Este fim de semana não deu para fazer grande coisa. Durante a semana passada encomendei umas coisitas e fiquei à espera que chegassem, o que condicionou um bocadinho o trabalho de sábado. Entretanto durante a semana após o horário laboral (esta é para o Paitrão ler ;) ), fui montando umas pecinhas aqui e ali.
Ontem, chegou a cablagem electrica nova. Depois de tentar encontrar um sentido na original e de consultar um amigo que assume o gosto por refazer instalações ardidas, decidi que o melhor seria procurar uma nova (www.autosparks.co.uk). Pelo menos tenho a certeza que não há fios com "verdete" ou isolados no interior. Não poderia evoluir na montagem sem este importante componente, vai daí, encomendei e em apenas uma semana chegou, o aspecto é sensacional.

Só falta a chapa de apoio do tablier para começar a ligar tudo ao quadrante.
Descubra as diferenças!

Os pedais estão prontos...

... é só meter o oleo para ficarem 100% funcionais.

À espera do pedal

Espero que durante esta semana chegue o resto do material. Se correr tudo como previsto, espero publicar na proxima 2ª feira um video com o som do motor já a trabalhar :D
Até breve

segunda-feira, 30 de junho de 2008

A surpresa !!!

Finalmente o Bullkhead está montado!
Cada vez mais isto se parece com um Land Rover. A surpresa está na cor, em vez do Limestone passou a Bronze Green, por vontade do ansioso futuro dono, o meu pai!

Está a dar uma granda trabalheira, mas no final o resultado será excelente!

Pena não se ver bem, os pedais estão como novos

Acelerar, já acelera!

Caixa de direcção

O trabalhinho do Filipe
Para a semana há mais.
Agradecimentos:
- ao Luis Miguel pelo empréstimo da pistola de pintura.
- ao Compadre Filipe por mesmo lesionado continuar cheio de vontade!