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Brandoa, Amadora, Portugal
Blogs dedicados à paixão pela mecanica auto e sobretudo à reconstrução e restauro a par e passo de viaturas Land Rover.

O REFORMADO DA GNR

Após alguns anos ao serviço da GNR, este Land Rover Series3 88" Regular, foi passando de mão em mão até ser adquirido por um amigo, que depois de o ter desmontado, acabou por mo vender em 2007. Passados 3 anos, e muitas horas de trabalho, (nas quais colaboraram muitos amigos) ficou pronto e tento neste blog reportar todo esse trabalho.
Entretanto, começou uma nova aventura, O REFORMADO DOS BOMBEIROS, que pode ser acompanhada em http://vaitemborazar2.blogspot.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A galvanização

Extraí o seguinte texto do catálogo impresso da GALME, que foi a empresa que tratou da galvanização do material do Séries. Como me pareceu realmente uma explicação simples mas bastante esclarecedora de todo este processo, achei que seria útil transcrevê-la para o blog uma vez que tem bastante a ver com o contexto do mesmo.
Aqui vai:

“O que é a galvanização a quente?

Desde que em 1742 o químico francês Melovin obteve sucesso no revestimento do ferro, por imersão num banho de zinco em fusão, o recurso à galvanização a quente não tem parado de crescer. Na realidade, em 1850 a indústria Britânica utilizou 10.000 toneladas de zinco na protecção anticorrosiva do aço, enquanto que, em 1981, a nível mundial, utilizaram-se 2.000.000 de toneladas de zinco para o mesmo efeito. Este enorme crescimento da galvanização a quente, deve-se à simplicidade e baixo custo do processo e às características excepcionais antícorrosivas dos revestimentos de zinco.

Fundamentalmente, existem duas formas para proteger o aço da corrosão:
- Por revestimento
- Por acção catódica
A protecção por revestimento, apenas coloca uma barreira entre o aço e o meio ambiente. Um exemplo típico, é a utilização de uma camada de tinta, que uma vez perfurada, expõem imediatamente o aço á corrosão.
A protecção catódica utiliza anodos sacrificiais constituidos por metais menos nobres que o aço, que acabam por corroer-se, protegendo assim o aço. Como anodo, é o zinco que sofre a corrosão deixando o aço intacto. É esta acção que é conhecida como protecção galvânica.
Um dos grandes benefícios da galvanização a quente é que oferece no mesmo tratamento de superfície protecção de revestimento e catódica. Devido à naturezado processo de galvanização a quente, uma superfície galvanizada apresenta muitos outros benefícios inexistentes em outros tratamentos de superfície.

São alguns exemplos:
- A aderência do zinco ao aço é extremamente forte;
- A camada vai a todas as partes da peça uma vez que esta é imersa no banho de zinco liquído;
- A integridade do tratamento, uma vez que o zinco apenas se liga a superfícies limpas;
- Resistência abrasiva e dureza;
- A durabilidade da protecção;
- uniformidade da camada de zinco ao longo de toda a peça;
- o Reduzido custo.

A reacção de galvanização ocorre quando o aço (préviamente limpo, sem resíduos de ferrugem. òleos, tintas e outras sujidades) entra em contacto com o zinco em fusão (450º) verificando-se uma reacção entre ambos os metais, originando a formação da liga ferro-zinco.
O revestimento è constituído por diferentes camadas ferro-zinco, com diminuição progressiva em ferro, no sentido da superfície. Quando o material é retirado do banho de zinco, fica depositada uma camada de zinco puro na superfície exterior do revestimento.
A espessura do revestimento e a aparência da sua superfície são determinados pelo modo como a reacção tem lugar e como a camada exterior de zinco solidifica.
A sequência da reacção varia relativa e absolutamente com um grande número de parâmetros diferentes. Destes, a composição aço é de grande importância, mas as condições da superfície das peças o processo utilizado na sua fabricação, a composição e a temperatura do banho de zinco e o tempo de imersão, também influenciam a sequência da reacção em graus diferentes.

O processo
A reacção de galvanização ocorre apenas em superfícies limpas, originando uma reacão metalúrgica entre o aço e o zinco, sendo por isso fundamental, que as peças a galvanizar estejam desoxidadas e livres de resíduos de tinta, óleos e outras sujidades. A preparação das superfícies do material, compreende uma fase de desengorduramento alcalino, lavagem, decapagem ácida, lavagem, fluxagem e secagem. Saliente-se que, tinta, òleo, massa consistentes e óxidos de soldadura, não são removidos nesta fase de preparação das superfícies, pelo que devem de ser eliminados antes do material ser enviado para a GALME”.

Contacto:
GALME, Galvanização e Metalização, Lda.
Fábrica e escritório:
Lugar da Torre
2580-512 Carregado
Tel.: 263 850 130
Fax: 263 854 547

2 comentários:

Manuel disse...

Muito bom, obrigado pela informação.
E já agora, o bulkhead, não valia a pena galvanizar também ?

E na foto, do post anterior, o que é a chapa "grande" que está de encontro à parede ? Não a consigo identificar..

LAND ROVER's disse...

Olá Manuel, obrigado pela tua visita.
O bullkhead foi metalizado (acho que o método de protecção usado é a tal cena catódica) pelo que me foi dito, a Galvanização não é muito compatível com a pintura. Parece que a tinta não agarra ás peças galvanizadas.
A chapa que está junto á parede ( se é a que eu estou a pensar) é o fundo da caixa de carga traseira.
Abraços
Miguel